quarta-feira, 1 de outubro de 2008

História da Arte Contemporânea


Período
10 a 20 de outubro

Horário das aulas
18h30 às 21h30

Ementa
Fundamentos teóricos da arte contemporânea. Os principais movimentos estéticos do modernismo. Pós-modernismo e cultura de consumo. A disciplina percorre as principais características estéticas que integram a multifacetada arte contemporânea e apresenta os problemas e singularidades dessa produção com o objetivo de oferecer um panorama para o consumo e compreensão das novas tendências. Destaque para as artes visuais e audiovisuais.

Carga horária
15 horas (com certificado)

Investimento
R$ 220

Informações
81 30760380
81 32215461
81 96660688
ou pelo email oficina@conteudocriativo.com.br

Carolina Leão
Mestre em Comunicação e doutoranda em Sociologia. É repórter de literatura do Diario de Pernambuco desde janeiro de 2005. Foi repórter da Folha dePernambuco, de 2001 a 2003, onde cobriu música e cultura pop. Colaborou para suplementos do Jornal do Commercio, e escreve para o Suplemento Cultural do Estado (Pernambuco), desde 2001. Cobriu a Bienal do Livro do Rio de Janeiro (2005), Bienal do Livro de São Paulo (2006) e a Festa Literária de Parati (2006). É também professora de Comunicação Comparada (Aeso), Teoria da Comunicação e Comunicação e Cultura (Esurp) e deTeoria, História e Crítica da Música Pop (Especialização em Jornalismo da UFPE).

Conteúdo Programático
Conceito de arte. Conceito de cultura. Modernismo. Modernidade e tradição. As vanguardas artísticas. A institucionalização do modernismo. Indústria cultural. Produção erudita x produção de massa. Cultura popular e cultura pop. Pop art. A contracultura. O kitsch. A ascensão do pós-modernismo. História do pós-modernismo. Pós-modernismo e artes literárias. Pós-modernismo e artes visuais. Pós-modernismo e música pop. Pós-modernismo e audiovisual. Arte e performance. Corpo e plataformas estéticas. Arte e vida cotidiana. A rua e o “novo museu”. Sexualidade e afeto. Pastiche. Paródia. Intertextualidade. O jogo das identidades na arte contemporânea. Globalização e multiculturalismo. Feminismo. Movimentos culturais. Narrativas pós-modernas: tempo, espaço, fragmentação e linearidade – arte “videoclípica”. A crítica de arte no Brasil.


Metodologia

Leitura de texto, acompanhamento das obras de arte em sala de aula, exposição de fotos e videoclipe.

Nenhum comentário: