terça-feira, 17 de junho de 2008

Oficina de Jornalismo Esportivo


Período:
7 a 28 de julho

Horário das aulas:
2ª e 4ª das 9h30 às 11h (aulas práticas aos sábados, às 9h)

Objetivo:
Familiarizar os interessados com o ambiente do jornalismo esportivo, permitindo o intercâmbio de experiências com os profissionais da área.

Carga horária:
15 horas

Investimento:
R$ 220,00

Informações:
(81) 3221-5461 / oficina@conteúdocriativo.com.br

Álvaro Filho
Mestre em Jornalismo pela University of Westminster, de Londres, éprofessor da Unicap. Foi repórter, editor e colunista da Folha dePernambuco, Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e do portalpe360graus da Rede Globo Nordeste. Atualmente, é comentarista da RádioTransamérica FM, do SporTV e colaborador da revista Placar. Cobriu a Copado Mundo da França (1998) e da Alemanha (2006) e a Olimpíada de Atenas(2004). É autor dos livros Bola Pro Mato, Graças a Zeus e Tudo o que asmulheres queriam saber sobre futebol, mas tinham medo de perguntar.

Paulo Augusto
Jornalista, iniciou na Rádio Clube de Pernambuco. Foi repórter esportivono Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco,trabalhando ainda como correspondente da revista Placar, do Jornal dosSports (RJ) e do site Terra Esportes. Apresentou o Torcida da Cidade(Rádio Cidade FM) e trabalhou como assessor de imprensa do Náutico. Foi ainda editor adjunto de Brasil e Internacional do Jornal do Commercio. É autor do livro A Guerra dos Seis Anos - A Saga do Hexa. Atualmente é editor do blog Pernambuco Futebol Clube, no portal JC OnLine.

Conteúdo programático
O jornalismo esportivo: histórico, as funções no jornal, rádio e TV, osetorismo esportivo / Técnicas de entrevista no jornalismo esportivo / A cobertura diária no jornalismo esportivo, a técnica do lide aplicada ao jornalismo esportivo, as fontes, informação em off / A reportagem, entrevista, perfil, contextualização histórica, os recursos gráficos /Estruturas de uma matéria de apresentação, planejando uma apresentação de partidas rotineiras, clássicos e finais de campeonato, as vinculadas, estatísticas, a ficha de apresentação / A cobertura de uma partida de futebol, as diferenças de cobertura entre os veículos de comunicação, a cobertura do repórter, a cobertura do comentarista e do narrador da partida, os vestiários, a ficha de resultado.

Nenhum comentário: