quarta-feira, 18 de junho de 2008

Jornalismo e Moda

Período:
30 de junho a 4 de julho

Horário das aulas:
2ª a 6ª feira das 18h30 às 21h30

Objetivo:
O que é moda? A resposta parece simples, mas não é bem assim. Fútil, útil e milionário, existe muito mais entre o inferno dos backstagese o céu das passarelas do que pode prever a nossa vã filosofia. Entenda como funciona esta indústria, o legado deixado por lendas da alta costura no Brasil e no exterior, a influência em outras áreas da cultura e como se dá a cobertura jornalística deste universo rico em glamour, criatividadee, é claro, alfinetadas.

Carga Horária:
15 horas

Investimento:
R$ 220,00

Informações:
(81) 32215461 / oficina@conteudocriativo.com.br

Fabiana Moraes
Repórter especial do Jornal do Commercio

Conteúdo programático:
O sistema e a lógica da moda; A idéia do borbulhamento e do desaguamento; A anti-moda; História da moda: a roupa como um diferenciador de classes; O nascimento do estilista: na corte de Maria Antonieta; O boom da moda durante o século 20; Os estilistas-chave: o legado de nomes fundamentais na moda mundial e; O legado; as formas; as marcas ontem e hoje; Moda e novela no Brasil – uma breve análise; Moda noBrasil: o amadurecimento e o interesse pela moda no País; O desenvolvimento das semanas de moda no Brasil; O interesse da mídia; O crescimento do mercado de moda; O interesse da academia; Profissões e veículos da moda: entendendo as especificidades da máquina; Produtores, estilistas, maquiadores e stylist; O jornalismo de moda: nascimento, desenvolvimento e interesse. Aula com análise de coleção baseada em desfiles de moda. Revistas, jornais, televisão, sites, blogs: cada veículo tem sua lógica: entendendo as linguagens de cada suporte; Jornais e revistas: especificidades e rotinas. Análise de jornais pernambucanos e nacionais; As revistas e seus diferentes modos de ver a moda. O olho das editoras na seleção do que é moda de acordo com suas leitoras. A pauta, o conceito e os editoriais; O jornalismo de moda na televisão: analisando a roupa pela telinha; os sites de moda e a rapidez da informação; os blogs e a democracia da street fashion; analisando uma coleção; a crítica de moda no mundo e no Brasil; produção de crítica, em sala, sobre coleção de um estilista específico.

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