quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Jornalismo e Crítica Cultural
Período
18 a 29 de agosto (2ª, 4ª, 6ª, 2ª e 6ª)
Horário das aulas
18h30 às 21h30
Objetivo
Apresentar e discutir as principais características do Jornalismo Cultural Contemporâneo, através da análise da linguagem e estilística do gênero e das novas configurações do seu campo dentro do contexto histórico da Cultura de Massa.
Carga horária
15 horas
Investimento
R$ 220
Informações
(81) 3076 0380
(81) 9666 0688
(81)9686 0446
Ou pelo email oficina@conteudocriativo.com.br
Carolina Leão
Mestre em Comunicação e doutoranda em Sociologia. É repórter de literatura do Diario de Pernambuco desde janeiro de 2005. Foi repórter da Folha dePernambuco, de 2001 a 2003, onde cobriu música e cultura pop. Colaborou para suplementos do Jornal do Commercio, e escreve para o Suplemento Cultural do Estado (Pernambuco), desde 2001. Cobriu a Bienal do Livro do Rio de Janeiro (2005), Bienal do Livro de São Paulo (2006) e a Festa Literária de Parati (2006). É também professora de Comunicação Comparada (Aeso), Teoria da Comunicação e Comunicação e Cultura (Esurp) e deTeoria, História e Crítica da Música Pop (Especialização em Jornalismo da UFPE).
Conteúdo programático
Cultura contemporânea; Introdução e revisão da literatura sobre indústria cultural; Introdução ao pós-modernismo; Comparação entre as duas linhas de pensamento aplicadas ao jornalismo; Campo do jornalismo cultural; Características narrativas e estéticas do campo jornalístico; O campo jornalístico no Brasil e em Pernambuco; Autonomia do repórter e relação com as fontes; Singularidade da linguagem; Capital cultural do jornalista e poder e subjetividade do autor; Crítica e agenda cultural; A construção da notícia no jornalismo cultural; A reportagem cultural; A crítica no jornalismo cultural; O efeito da agenda cultural no jornalismo diário; Política cultural; Leitura e discussão crítica de textos do jornalismo cultural; Literatura; Teatro e dança; Leitura e discussão crítica de textos do jornalismo cultural; Cinema; Artes visuais; Música;
Textos utilizados
Indústria Cultural (Adorno e Horkheimer); A lógica do capitalismo tardio (Fredric Jameson) - 1º capítulo; Textos selecionadas de Cultura pós-moderna (Steven Connor); Teoria da magia, de Pierre Bourdieu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário