Período
21 a 25 de julho
Horário das aulas
18h30 às 21h30
Objetivo
Conhecer como se estrutura e funciona o mercado editorial da gastronomia e os segredos da elaboração da crítica gastronômica.
Carga Horária
15 horas
Investimento
R$ 220
Informações
(81) 3076-0380
(81) 9666-0688
(81) 9686-0446
oficina@conteudocriativo.com.br
Bruno Albertim
Pernambucano, é jornalista especializado, entre outros, em gastronomia. Colunista e repórter da área no Jornal do Commercio. É também editor da revista Engenho de Gastronomia, única publicação nacional especializada com sede no Nordeste. É autor de Recife - Guia, prático, histórico e sentimental da cozinha de tradição, livro lançado no primeiro trimestre deste ano que conta a história da cozinha pernambucana, perfila estabelecimentos e ensina as principais receitas das tradições de mesa local - populares e aristocráticas. É também autor de Ervas e Temperos daCozinha de Pernambuco, a ser lançado no início do segundo semestre de 2008 pelo Sebrae e Editora Senac. Tem produzido reportagens sobre a mesa e a cultura de Pernambuco para publicações nacionais como Próxima Viagem, Raiz e Vogue.
Conteúdo programático
Panorama do mercado editorial brasileiro, publicações segmentadas; Como a gastronomia entrou para a grande mídia; Um estudo de caso: a revista Engenho - A primeira e única publicação especializada brasileira produzida fora de São Paulo é pernambucana; Breve história da cozinha pernambucana; O contemporâneo convive com - e se alimenta da - cozinha tradicional; Uma visão histórica e cosmopolita da construção da identidade culinária de Pernambuco; Guia prático, histórico e sentimental da cozinha de tradição - um estudo de caso; Estratégias de produção, criação editorial e divulgação para aumentar o fôlego comercial da publicação; Crítica gastronômica: é possível ser imparcial no reino da subjetividade, o gosto?; Como é a rotina de um jornalista especializado em gastronomia; Proximidade e distanciamento das fontes. A expressão objetiva da subjetividade; Encontro com os chefs: organizaremos uma pequena degustação com a presença de um chef contemporâneo ou cozinheira tradicional para que a turma, a partir do menu proposto, faça uma pequena entrevista coletiva com ele. Brinde de confraternização.
terça-feira, 8 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário